• Agência Duas - Marketing Digital

separar o feed pessoal do profissional no instagram, é necessário?


Muitas pessoas têm dúvidas se é necessário ou não separar as contas pessoais e profissionais, vamos te ajudar a encontrar estas respostas...


1. Primeiramente, faça uma avaliação da sua marca: Não existem respostas prontas cada marca precisa de estratégias diferentes, alinhadas com seu propósito, pense: - Quais são seus objetivos?

- Qual a finalidade da sua rede social? - O que se aplica à SUA realidade? 2. Entenda que nossas atitudes se adequam ao ambiente e contexto que estamos inseridos.


Você é única e possui princípios e valores, gostos, hobbies, estilo de vida, também único. Mas, fazer a distinção entre os perfis profissionais e pessoais, pedem cuidados diferentes. Nós acreditamos em conexões transparentes, não estamos dizendo que em um perfil você faz publicações "reais" e na outra com "filtros". Mas, entendemos que o comportamento muda, assim como quando frequentamos lugares diferente, por exemplo, você não se comporta da mesma forma em uma reunião de negócios e no almoço de domingo com toda a família.

A sua essência permanece a mesma, contudo você se adapta aos diferentes formatos.


Mas claro, se tudo isso estiver alinhado com o seu objetivo.


Então o que precisa ocorrer é a coerência entre quem você é na sua essência e na vida profissional, seja no perfil unificado ou separado.


3.Não quero expor minha vida íntima e, agora?

A palavra exposição nos remete, quase sempre, a algo ruim. E também por isso, que muitos possuem o receio de expor a vida profissional. Porém, a partir do momento que criamos uma marca ou nos tornamos autônomas, é possível mostrar o que temos de bom e ir construindo um posicionamento coerente com nossos princípios e valores Sobre o medo da exposição, é preciso refletir que vida pessoal não é o mesmo que vida íntima!


Segundo o Dicionário, o significado da palavra intimidade é: <a vida doméstica, cotidiana.

relação muito próxima; amizade íntima; familiaridade.>

A vida íntima é algo mais profundo, são poucas pessoas que vivenciam nossa intimidade, como nossos pais ou parceiros, por exemplo. Logo, expor: o que está comendo e problemas pessoais não são obrigatórias e nem essenciais, a menos que você realmente considere isso relevante para você e para seu público.


Já na vida pessoal, é mais abrangente. Ela diz respeito a sua pessoa. Nela você pode mostrar um pouco mais sobre quem é, sem se sentir pressionada ou desconfortável.


Perceba como é diferente nesses exemplos: mostrar bastidores do seu trabalho, postar fotografias trabalhando ou ainda com clientes, dizer quais seus hobbies e paixões, livro que está lendo no momento, estilo musical, suas qualidades, seu posicionamento sobre um assunto polêmico, como se planeja e se organiza, algum lugar que ama comer, e outros. E isso é bem diferente de expor sua vida íntima.


Lembre-se: você está mostrando mais sobre quem é de verdade e isso é muito importante para crescer sua marca pessoal e profissional.


4. Agora responda: Você é uma profissional autônoma ou possui uma marca empresarial? O que você faz tem relação direta com a possibilidade de separar o perfil pessoal do profissional.


Vamos entender melhor?


Situações que podem levá-la a ter perfil unificado no instagram


É essencial dizer que cada pessoa é diferente da outra assim como seu posicionamento e, por isso, veja abaixo algumas situações que podem te levar a ter uma conta no instagram.


Portanto, se você tem um perfil de um mil e cem seguidores e já é autônoma (dentista, nutricionista, advogada, maquiadora, etc) ou acabou de se tornar uma, é interessante que continue com sua conta pessoal, por exemplo.


Pensa com a gente: as pessoas que estão ali nessa conta já te conhecem, confiam em você e possuem uma conexão além de outras pessoas.Logo é muito mais fácil elas adquirirem seus produtos ou serviços e também indicarem para os amigos e familiares.


Mas, o que fazer quando o perfil está bagunçado e com fotografias mais íntimas (com a família por exemplo, viagens a praia, por exemplo)?


1. Nesse caso é muito simples: observe cada fotografia e post do seu Instagram e decida quais deve manter. Não é necessário excluir os posts que deseja tirar, pois você consegue arquivar o post e assim, não perde a publicação.


2.Outro passo importante é fazer um check-in no perfil, observando e alterando – se necessário – os seguintes itens: fotografia de perfil, nome de usuário, descrição da biografia e link.


Cada item precisa ser pensado estrategicamente para ser mais profissional e não se esqueça de deixar um link para contato, que pode ser o link do Whatsapp.


3. Lembre-se de colocar seu perfil como público ao invés de privado.


4. Desenvolva conteúdos interessantes, de valor e estratégicos para que consiga envolver os seguidores que já te conhecem. Pois, quando as pessoas gostam do que você posta, acabam compartilhando e indicando para mais pessoas e assim a audiência só tende a crescer.


Para que seu instagram seja coerente, interessante e com qualidade, é importante dividir o conteúdo dessa forma: cerca de 80% relacionado a sua profissão e 20% a sua vida pessoal (opiniões e pensamentos por exemplo).


5 .Por último, é essencial e faz toda a diferença que você mude sua conta pessoal para a conta comercial por conta das muitas vantagens que ela possui e que servirão de base para o crescimento da sua marca.


- Quais as vantagens da conta comercial do instagram?


– Botões interativos

Possui opção para os seguintes botões clicáveis: telefone, endereço e e-mail. Sendo uma forma rápida e simples da audiência entrar em contato com você.


– Estatísticas

Uma das ferramentas mais úteis e necessárias para o planejamento de conteúdo e para conhecer mais a fundo quem te acompanha.


O instagram oferece estatísticas reais do perfil e é dividido em três partes:


Conteúdo: informações acerca de tudo o que foi publicado em seu perfil como a quantidade de publicações, quantidade de impressões que cada uma teve, dados dos stories e de suas promoções;

Atividade: contem quantas interações teve naquela semana (cliques nos botões e visitas no perfil) e também quantas contas foram alcançadas com suas publicações;

Público: possui informações de quem te segue como idade e gênero, localizações mais relevantes, dias e horários de maior interação e faixa etária.

– Informações em cada publicação

É possível visualizar em cada publicação os números quanto a curtidas, comentários, compartilhamentos, quantas pessoas salvaram o post, visitas ao perfil, impressões (da página inicial, de hashtags, do perfil e de outro), contas alcançadas que não estavam te seguindo e acompanhar a promoção caso você tenha realizado alguma.


A conta comercial é extremamente útil se você utiliza o instagram para divulgar seu trabalho, pois observando os dados é possível definir a estratégia de conteúdo e conhecer melhor seu público.


Dois principais motivos que podem levá-la a ter dois perfis

Vamos analisar de forma clara esses dois motivos para você ter duas contas no instagram:


.1 Você possui uma marca empresarial


Pessoas que possuem uma empresa, ou seja, uma marca, é necessário criar uma outra conta já que não se trata mais de um profissional autônomo, mas de um negócio.


O motivo é mais simples do que se imagina, veja esse exemplo do Steve Jobs:


A Apple é uma grande empresa que conecta muito bem a imagem pessoal com a imagem empresarial e agrega muito sentimento, inovação e tecnologia.


E só cresce a cada dia, pois a marca empresarial não depende da marca pessoal, caso contrario, com a morte de Steve, a empresa teria fechado.


Além disso, é possível e saudável conectar marca empresarial com marca pessoal, desde que haja coerência.


Algumas ações podem ser feitas para adicionar valor a sua marca, como: aparecer no story do Instagram, gravar vídeos para sua empresa, mostrar bastidores, fotografias que façam sentido, depoimentos dos clientes, dentre outras.


Situações que sugerem separar o perfil pessoal do profissional: lojas de diversos segmentos (roupas, joias e semijoias, etc), marcas de papelaria, ateliê, restaurantes e pizzarias, gráficas, e muitos outros.


2. Você possui duas propostas ou serviços muito diferentes


Vamos supor que você é maquiadora mas também ama fotografia, e então decide trabalhar nas horas vagas fotografando famílias.


Um serviço é diferente do outro e por isso faz necessário criar duas contas para divulgar seus trabalhos.


Em conclusão, duas contas nesse caso é ótimo para não criar incerteza ou desinteresse de quem te conhece pela primeira vez.


Pois atualmente o que é confuso, acaba sendo ignorado.


E assim, pessoas interessadas em cada nicho irão te acompanhar e se conectar com você.


Espero que esse post tenha te ajudado a decidir se deve ou não separar o perfil pessoal do profissional. Pense e faça sua escolha. Conseguiu decidir? Conta pra gente!


#agenciaduas #instagram #marketingdigital #empreendedorismofeminino



  •    Tel: 11 97303-6922

  • Guarulhos/SP

  • @agenciaduas